O JOGO DE HANDEBOL

 

O handebol é muito parecido com o futebol, porém é jogado com as mãos
como diz o seu próprio nome em inglês: hand = mão e ball = bola.

O objetivo do jogo de handebol é marcar gols, isto é, colocar a bola
dentro da baliza do adversário.

Para isso é necessário:

Que
a bola seja deslocada por vários jogadores, que a passam entre si para penetrar
mais facilmente na quadra adversária, uma vez que individualmente isso é mais
difícil, mas sem invadir a área do goleiro;
Que os jogadores de uma mesma equipe, passando a bola entre si, desloquem-na
até uma posição que permita o arremesso à baliza.

A Quadra de Jogo

A quadra de jogo é um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros
de largura e consiste de duas áreas de gol e uma área de jogo. Os lados maiores
são chamados de linhas laterais e os lados menores são chamados de linhas de
gol (entre os postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos os lados da
baliza).

A baliza é colocada no centro de cada linha de fundo. As balizas devem
estar firmemente fixadas ao solo ou nas paredes atrás delas. Elas medem 2
metros de altura e 3 metros de largura em seu interior. Os postes e a barra
transversal devem ter uma secção quadrada de 8 cm.

As linhas
da quadra fazem parte da superfície que elas delimitam. As linhas de gol devem
ter 8 cm de largura entre os postes  enquanto todas as outras linhas devem
ter 5 cm de largura.

A área de gol (área do goleiro) é
definida por uma linha com uma distância de 6 metros da baliza.

A
linha de tiro livre
é uma linha de com 9 metros de distância da baliza
(pontilhada) é uma linha tracejada a 3 metros de distância da linha da área de
gol. Ambos os segmentos da linha e os espaços entre eles medem 15 cm.

A linha
de 7 metros
é uma linha com 1 metro de comprimento, marcada
diretamente em frente de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma
distância de 7 metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a
face anterior da linha de 7 metros).

A linha
de limitação do goleiro
(linha de 4 metros) é uma linha de 15
cm de comprimento marcada diretamente em frente  de cada baliza. Ela é
paralela à linha de gol, a uma distância de 4 metros (medidos desde a face
posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 4 metros).

A
linha central
une os pontos centrais das duas linhas laterais.

A Bola

A bola é
feita de couro ou material sintético. Ela deve ser esférica. Sua superfície não
pode ser brilhante nem escorregadia (17:3).
As medidas da bola, ou seja, a circunferência e o peso, a serem usadas pelas
diferentes categorias de equipes são as seguintes:

·        
58-60cm e 425-475g (tamanho 3 da IHF)
para homens e equipes masculinas jovens (acima de 16 anos);

·        
54-56cm e 325-375g (tamanho 2 da IHF)
para mulheres, equipes femininas jovens (acima de 14 anos) e equipes masculinas
jovens (entre 12 e 16 anos);

·        
50-52cm e 290-330g (tamanho 1 da IHF)
para equipes femininas jovens (entre 8 e 14 anos) e equipes masculinas jovens
(entre 8 e 12 anos).

A Equipe

Uma equipe
consiste de 14 jogadores.
Somente 7 jogadores podem
estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são
substitutos.

Durante todo
o tempo do jogo, a equipe deve ter um dos jogadores na quadra designado como
goleiro. Um jogador que está jogando na posição de goleiro pode se tornar um
jogador de quadra a qualquer momento.

Os jogadores
devem usar calçados esportivos.
Não é permitido usar objetos que poderiam ser perigosos para os jogadores. Isto
inclui, por exemplo, proteção para a cabeça, máscaras no rosto, braceletes,
relógios, anéis, piercings visíveis, colares ou gargantilhas, brincos, óculos
sem tiras de sustentação ou com armação sólida, ou qualquer outro objeto que
poderia ser perigoso.

Ao goleiro é permitido:

- Tocar a bola com qualquer
parte do seu corpo enquanto numa tentativa de defesa, dentro da sua área de
gol;

- Mover-se com posse de bola
dentro da área de gol, sem estar sujeito as restrições aplicadas aos jogadores
de quadra; ao goleiro não é permitido, contudo, atrasar a execução do tiro de meta;

- Sair da área de gol sem a bola e participar do jogo na
área de jogo; enquanto fizer isto, o goleiro se sujeita às mesmas regras
aplicadas aos jogadores na área de jogo;

O goleiro é
considerado fora da área de gol tão logo qualquer parte de seu corpo toque o
solo no lado de fora da linha da área de gol;

Ao goleiro não é permitido:

- Colocar
em perigo
o adversário enquanto em uma tentativa de defesa;
- Sair da área de gol
com a bola sob seu controle
;

- Tocar
a bola
quando ela está parada ou rolando no solo do lado de fora da área de gol,
enquanto ele estiver dentro da área de gol;

- Levar
a bola para dentro
da área de gol quando ela está parada ou rolando no solo
no lado de fora da área de gol;

- Entrar na área de gol vindo
do terreno de jogo com posse de bola;

- Tocar a
bola com o ou a
perna abaixo do joelho, quando ela estiver parada no solo na área de gol ou
movendo-se para fora em direção ao área de jogo;

- Cruzar a linha de limitação do goleiro (linha
de 4 metros) ou sua projeção em ambos os lados, antes que a bola tenha saído da
mão do adversário que está executando um tiro de 7 metros.

- Somente ao goleiro
é permitido tocar na bola dentro da área de gol.

 

Quando um jogador
de quadra
entra na área de gol, as decisões devem ser as seguintes:

·        
tiro de meta quando um jogador de quadra da equipe que está
em  posse de bola entra na área de gol com a bola ou entra sem a bola mas
ganha vantagem fazendo isto;

·        
tiro livre, quando um jogador de quadra da equipe defensora entra
na área de gol e ganha vantagem mas sem impedir uma chance de marcar um gol;

·        
tiro de 7 metros, quando um jogador de quadra da
equipe defensora entra na área de gol e por causa disto impede uma clara chance
de marcar um gol.

Entrar na área
de gol não é penalizado quando:

- Um jogador de uma das equipes entra na área de gol sem a bola e
não ganha vantagem fazendo isso.

O manejo da bola

É permitido:

Atirar,
agarrar, parar, empurrar ou bater a bola, usando mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos;

Segurar a bola por um máximo
de 3 segundos, também
quando ela estiver em contato com o solo;

Dar um máximo
de 3 passos com a
bola.

O Gol

1Um gol é marcado
quando toda a bola ultrapassa
completamente a largura da linha de gol.

 

O Tiro de Saída

10:1 O tiro de saída é
executado em qualquer direção
do centro da quadra,
no início do jogo e quando uma
equipe leva um gol.
O jogador executante do tiro de saída deve ocupar uma posição com
pelo menos um dos pés sobre a linha central. Os companheiros de equipe do
executante, não estão autorizados a cruzar a linha central antes do apito.

Para o tiro de saída
do
início de cada período, todos os jogadores
devem estar nos seus próprios lados de quadra. Contudo, para o tiro de saída
depois que um gol foi marcado, os adversários do executante
estão autorizados a estarem em ambos os lados da quadra. Em ambos os casos,
contudo, os adversários devem estar a pelo menos 3 metros de distância do
jogador executante do tiro de saída.

 

O Tiro Lateral

11:1 Um tiro lateral é
concedido quando a bola tiver cruzado completamente a
linha lateral, ou quando um jogador de quadra da equipe defensora foi o último a tocar na bola antes que ela
cruzou a
linha de fundo de sua equipe. Ele
também é concedido quando a bola tocou o teto ou objeto fixado sobre a quadra.

2O tiro lateral é executado sem o apito do árbitro,

O tiro lateral é executado do ponto onde a bola cruzou a linha lateral ou, se ela
cruzou a linha de fundo, da intersecção entre a linha lateral e linha de fundo
daquele lado. Para um tiro lateral após a bola ter tocado o teto ou objeto
fixado sobre a quadra, o tiro lateral será cobrado no ponto mais próximo da
linha lateral mais próxima em relação ao ponto onde a bola tocou o teto ou o
objeto fixado.

O executante deve permanecer com um pé sobre a linha lateral até que a bola tenha saído de sua mão. Não há
limites para o posicionamento do segundo pé. Ou seja, pode ser dentro da
quadra, fora ou no ar.

Enquanto o tiro de
lateral os
adversários não podem estar a menos de 3 metros do
executante.

 

O Tiro de Meta

O tiro de meta é executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro , para fora e por
sobre a linha da área de gol.

Um tiro de meta é concedido quando:

- um jogador da equipe
adversária entrou na área de gol; 

- o goleiro controlou
a bola na área de gol, ou a bola ficar parada no solo dentro da área de gol;

- um jogador da equipe
adversária tocou a bola quando ela estava rolando ou parada no solo dentro da
área de gol;

- ou quando a bola
cruzou a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou
pelo jogador da equipe adversária.

 

O Tiro Livre

O tiro livre é
normalmente executado sem nenhum
apito
e, a princípio, do lugar aonde a infração ocorreu, caso
não for tiro de 7metros.
Os jogadores da equipe executante não
devem tocar ou cruzar a linha de tiro
livre
dos adversários antes que o tiro livre seja executado.

Os árbitros
devem corrigir as posições
dos jogadores da equipe executante que estão entre a linha de tiro livre e a
linha da área de gol antes da execução do tiro livre, se as posições incorretas
tiverem influência no
jogo. O tiro livre deve então ser executado na seqüência de um apito. O mesmo
procedimento se aplica se os jogadores da equipe executante entram na área
restrita durante a execução do tiro livre (antes que a bola tenha saído da mão
do executante), se a execução do tiro não
foi precedida por um apito.

As posições do handebol são as seguintes:

 

·

Goleiro, tem função de defender e
pode atuar como um jogador de linha;

 

·

 

Ponta-esquerda, que joga bem no canto da
quadra do lado esquerdo;

 

·

Meia-esquerda, que joga um pouco atrás do
ponta esquerda, ao lado do armador central, geralmente possui um forte
arremesso, e a maioria dos fundamentos;

 

 

·

Armador-central, geralmente é responsável de
armar e chamar as jogadas de ataque;

 

 

·

Meia-direita, assim como o Meia-esquerda,
porém do lado direito;

 

 

·

Ponta-direita, joga na ponta direita da
quadra;

 

·

Pivô, joga infiltrado na defesa do
adversário, fazendo bloqueios para os companheiros e recebendo bolas na
linha dos 6 metros.

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

OS FUNDAMENTOS DO HANDEBOL

 

Empunhadura – é a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A
mesma deve ser segurada com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a
palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.

Recepção – Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente
côncavas voltadas para frente. A recepção pode ser classificada em: alta, média
e baixa dependendo da altura que a bola seja recepcionada.

Passes – São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro,
desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas.
Os tipos de passes podem ser classificados da seguinte maneira:

·       
Passes
acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para
frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.

·       
Passes
em pronação: lateral e para trás.

·       
Passes
por de trás da cabeça: lateral e diagonal.

·       
Passes
por de trás do corpo: lateral e diagonal.

·       
Passe
para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.

·       
Passe
quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo
companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória
diagonal.

Arremesso – É um fundamento realizado sempre em direção ao gol. A maioria
dos arremessos pode ser denominada "de ombro".

Os arremessos podem ser classificados em
função da forma de execução:

·       
Com apoio – significa que um dos pés do
arremessador ou ambos esteja(m) em contato com o solo.

·       
Em suspensão – significa que no momento do arremesso
não há apoio de nenhum tipo do arremessador com o solo.

·       
Com queda – significa que após a bola ter deixado
a mão do arremessador, o mesmo realiza uma queda, normalmente a mesma se dá
dentro da área adversária e de frente – arremesso bastante comum entre os pivôs
e eventualmente entre os pontas.

Com rolamento – significa que após a
bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza um rolamento, na
maioria das vezes um rolamento de ombro. Este tipo de arremesso é mais comum
entre os pontas e eventualmente por pivôs.

Drible - É o
movimento de bater na bola contra o solo com uma das mãos estando o jogador
parado ou em movimento.

3 passos é um fundamento onde o jogador dá três passos
à frente e em direção a meta adversária com a posse da bola.

Duplo 3 passos ou progressão é um fundamento onde
o jogador dá "sete" passos com a posse da bola, sendo obrigatoriamente
realizados à frente, da seguinte forma: os três primeiros passos são dados com
a posse da bola imediatamente após ter recebido a mesma, e simultaneamente na
execução do quarto passo o jogador terá que quicar a bola no solo uma vez,
tornar a empunhá-la e dar mais três passos com a bola dominada. Ao final do
sétimo passo ele terá obrigatoriamente que passar ou arremessar a bola. O
primeiro passo deverá ser executado com a perna contrária ao braço que
realizará o arremesso.

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