O ensino da Educação Física nas escolas permite que os métodos sejam elaborados de acordo com as necessidades e interesses do educando, visando sua formação cultural e educativa, como pessoa e cidadão. Não procurando impulsionar o ensino dessa disciplina como prática desportiva ou como atividade apenas complementar do currículo. A Educação Física não direciona a ação pedagógica voltada à formação do educando, no sentido de torná-lo apenas mais resistente e competitivo. O que se pretende com este plano é tornar o educando sujeito do entendimento e, ao mesmo tempo, participante nos movimentos que o envolvem, no conjunto das relações sociais e históricas que acontecem no seio da coletividade.

Cabe a nós professores, portanto, conscientizá-los da importância da liberdade de expressão e criação oportunizando a convivência em grupo, despertando o companheirismo, pois assim, estaremos assegurando o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional do educando.

 

         Esperamos assim, que os alunos pratiquem, visando uma formação de pessoas e cidadãos saudáveis, atingindo os objetivos educacionais, garantindo a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos que são necessários para a vida natural e social do nosso tempo, ampliando sua compreensão e transformação do mundo. 

 

         Assim a Educação Física, também tem uma função social a cumprir no espaço escolar. Partindo da análise deste movimento e expressão corporal do homem, tornando-se necessário o desenvolvimento dos seguintes conteúdos: GINÁSTICA, DANÇA, JOGOS, ESPORTE E LUTAS.

 

 

 OBJETIVOS GERAIS:

 

1- Contribuir para a formação de cidadãos com saberes e práticas indispensáveis para a inserção social.

 

2- Possibilitar através de atividades físicas, valores morais e políticos de cidadão democrático e participativo.

 

3- Compreender e assumir o tempo presente, com seus problemas e necessidades, gerando alternativas humanizadoras para o mundo.

 

4- Valorizar e promover a identidade cultural do aluno, inserindo-o no mundo em que vive. possibilitando exercer diferentes papéis.

 

5- Compreender a realidade da qual faz parte, situar-se nela, contribuindo para sua transformação.

 

 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

 

1- Praticar atividades físicas de acordo com suas necessidades, condições e interesse.

 

2- Perceber a importância da atividade física na construção de cidadãos humanos, sadios e participativos.

 

3- Melhorar suas habilidades e aptidões necessárias para a vida em sociedade.

 

4- Criar, criticar e colocar suas opiniões quanto ao mundo real, do qual fazemos parte. Não sendo apenas cidadãos em formação.