A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

 

O QUE É ATIVIDADE FÍSICA

A atividade física é basicamente o ato de movimentar o corpo propiciando a ele saúde física e mental. "O corpo humano é o maior acervo histórico de conhecimentos que o homem já possui, porém é um acervo que ele pouco conhece."

 

TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS

 

Aeróbicos: caminhada, corrida, natação, jogos, ciclismo e outros (estes atuam principalmente no sistema cardiorrespiratório)

 

Anaeróbicos: musculação, ginástica passiva… (importante agregar exercícios aeróbicos)

 

CUIDADOS E DICAS PARA A REALIZAÇÃO  DA ATIVIDADE FÍSICA

1- Consultar um médico;

2- Ter um profissional para orientar e questionar;

3- Fazer uma avaliação física;

4- Fazer alongamento e aquecimento;

5- Hidratação (água);

6- Respeitar os seus limites;

7- Usar roupas adequadas.

 

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA ÁREA PSIQUICA

– Aumenta auto –estima

– Diminui depressão

– Mantém autonomia

– Melhora auto–imagem

– Aumentas bem estar

– Reduz isolamento social

 

BENEFÍCIOS ATIVIDADE FÍSICA NA ÁREA CORPORAL

·  Diminui a pressão arterial

·  Controle do peso corporal

·  Melhora mobilidade articular

·  Melhora perfil de lipídeos

·  Melhora resistência a insulina

·  Melhora força muscular e resistência física

·  Aumenta densidade óssea

 

BENEFÍCIOS NA FASE ESCOLAR

Ø Aumenta freqüência as aulas

Ø Aumenta desempenho acadêmico e vocacional

Ø Melhora a relação com pais

ØDiminui delinqüência e reincidência;

ØDiminui substancias e aumenta a abstinência;

ØReduz distúrbios de comportamento;

ØAumenta responsabilidade.

 

 

 

 

COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS QUALIDADE DE VIDA

v  Exercício regular;

v  Sono adequado;

v  Um bom café da manhã;

v  Refeições regulares;

v  Controle de peso;

v  Abstinência de cigarros e drogas;

v  Uso moderado (ou abstinência) de álcool;

v  Equilíbrio entre corpo e mente.

 

QUAL É A CONTRIBUIÇÃO QUE VOCÊ PODE DAR PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

ü Não discriminar os colegas na atividade física, mas incentivá-los a praticar o exercício de acordo com seu interesse e potencialidade;

ü  Interagir com os colegas a fim de    conhecer, praticar diferentes atividades e modalidades esportivas;

ü  Lembrar que todos somos capazes.

 

COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA

Saúde, Agilidade, Coordenação, Flexibilidade, Composição corporal, Velocidade, Resistência anaeróbica, Equilíbrio, Resistência aeróbica, Força e resistência muscular.

 

APTIDÃO FÍSICA

          Aptidão que em inglês significa fitness é definida como sendo uma condição na qual um indivíduo tenha energia suficiente para evitar a fadiga e desfrutar da vida de forma mais agradável.

          É a capacidade dos pulmões e músculos funcionarem de forma eficiente. É a habilidade dos sistemas circulatórios e respiratórios do corpo para prover combustível durante atividade física contínua.

 

SAÚDE

Segundo a OMS (1948), “Saúde é um completo estado de bem-estar  físico, mental, e social e não somente  ausência de doença, ou debilidade.”

Saúde tem sido definida como uma condição humana com dimensões física, social e psicológica, cada uma caracterizadas num continuo, com pólos positivos e negativos.

 

QUALIDADE DE VIDA

 

                               Popularmente falando, qualidade de vida pode ser uma sensação de bem-estar global, incluindo, aspectos de felicidade e satisfação de vida como um todo.

 

COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONDA Á SAÚDE

 

Força e resistência muscular:

Força muscular é a medida máxima de força que pode ser produzida por um músculo ou grupo de músculo.

Existem dois tipos de força, a dinâmica e a estática. A dinâmica é executada por um grupo muscular com o corpo em movimento, enquanto que a estática é a força executada frente a um objeto imobilizado.

 

Flexibilidade

Flexibilidade é a habilidade das articulações movimentarem-se livremente em varias direções. Para manter ou melhorar a flexibilidade é necessário que se faça alongamento que é o ato de estender a fibra muscular através de exercícios feitos lentamente no mínimo dez segundo de duração com varias repetições. Flexibilidade é muito importante para a execução das tarefas diárias e em todos os jogo esportivos.

Composição corporal

A massa corporal total é composta de massa corporal magra e massa de gordura. A massa corporal magra inclui os ossos, músculos, órgãos e os líquidos.

A massa de gordura compreende todo o tecido adiposo. A massa de gordura inclui a gordura essencial e a gordura armazenada.

 

 

ATIVIDADE FÍSICA

 

Tempo sentado assistindo TV e no computador

Diminui

Atividades de lazer Exercícios leves

2–3 vezes semana

Exercício aeróbico Dança e Esportes

3-5 vezes Semana

Deslocamentos a pé Atividades diárias

Todos os dias